Conceitos:

ADENOHIPÓFISE: Também chamada de hipófise anterior, é a porção anterior da hipófise e secreta hormônios a partir do estímulo de hormônios liberadores provenientes do hipotálamo.

CÉLULAS NEUROSSECRETORAS: São os neurônios magnocelulares e parvicelulares, que residem no núcleo supraóptico e paraventricular.

EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE: A comunicação entre o hipotálamo e a hipófise.

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: As glândulas endócrinas clássicas carecem de ductos e, por isso, secretam seus produtos químicos (hormônios) no espaço intersticial, a partir do qual passam para a circulação.

HIPÓFISE: Também chamada de pituitária, é uma glândula endócrina. Está dividida em hipófise anterior (ou adenohipófise) e hipófise posterior (ou neurohipófise). Sua porção anterior secreta hormônios como o hormônio do crescimento, prolactina, hormônio estimulante da tireóide, hormônio luteinizante, hormônio folículo estimulante e corticotrofina. Já sua porção posterior secreta os hormônios antidiurético e ocitocina.

HIPOTÁLAMO: O hipotálamo é a região do encéfalo que tem como função a manutenção da homeostase, principalmente através da coordenação através do sistema nervoso e endócrino.

HOMEOSTASIA: Manutenção de condições quase constantes no meio interno.

HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO: Secretado pela adenohipófise, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO: Também chamado de Somatotrofina, é secretado pela adenohipófise e tem como função estimular o crescimento dos tecidos.

HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE: É secretado pela adenohipófise e estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.

HORMÔNIO LUTEINIZANTE: É secretado pela adenohipófise e, nas mulheres, é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona.

HORMÔNIO ESTIMULANTE DA TIREÓIDE: É secretado pela adenohipófise e estimula a tireóide a produzir dois hormônios: triidotironina (T3) e tiroxina (T4).

HORMÔNIO OCITOCINA: Secretado pela neurohipófise, tem diversas funções, como promover as contrações musculares uterinas, reduzir o sangramento durante o parto, estimular a libertação do leite materno e desenvolver apego e empatia entre pessoas.

HORMÔNIO VASOPRESSINA: Também chamado de arginina vasopressina (AVP) ou argipressina ou hormônio antidiurético (ADH), é secretado pela neurohipófise e têm efeitos antidiuréticos e vasopressores.

HORMÔNIOS: Os hormônios são produtos químicos, liberados pela célula em quantidades muito pequenas, que exercem uma ação biológica sobre uma célula-alvo.

NEUROHIPÓFISE: Também chamada de hipófise posterior, é a porção posterior da hipófise. Secreta hormônios que são produzidos no hipotálamo e transportados até a hipófise através de células neurossecretoras.

NEURÔNIOS MAGNOCELULARES: Estão localizados majoritariamente nos núcleos paraventricular e supraoptico do hipotálamo e produzem grandes quantidades dos neuro-hormônios ocitocina e vasopressina.

NEURÔNIOS PARVICELULARES: possuem projeções que terminam na eminência mediana, no tronco encefálico e na medula espinal. Esses neurônios liberam pequenas quantidades de neuro-hormônios de liberação ou de inibição, que controlam a função da adeno-hipófise.

ÓRGÃO-ALVO: O órgão-alvo contém células que expressam receptores hormonais específicos e que respondem à ligação de determinado hormônio com uma ação biológica demonstrável.

RETROALIMENTAÇÃO NEGATIVA: É a redução ou a inibição do estímulo inicial.

RETROALIMENTAÇÃO POSITIVA: É a estimulação ou a intensificação do estímulo original

TIREOIDE: É uma glândula que produz os hormônios  triidotironina (T3) e tiroxina (T4).